Páginas

Filmes


Filmes Sobre a Arte de Educar

Querido(a) viajante, o cinema também nos leva à grandes viagens... São vários os filmes que tratam da arte de educar, das interações humanas no contexto da escola, da humanização necessária e sempre reclamada no plano das vivências humanas. Eis algumas sugestões que, certamente, serão de grande aprendizado.


A Língua das Mariposas (1999) - ESP, 95 min. Direção: José Luis Cuerda. Don Gregorio é um velho professor de uma pequena cidade espanhola. Moncho, um garoto de sete anos que inicia sua vida escolar meses antes da ditadura se instalar no país. Com o velho mestre, ele descobre o prazer de aprender, de admirar e explorar a natureza, de viver com os sentidos e os sentimentos. A nobreza do mestre é demonstrada logo no início do filme, quando ele vai até a casa no novo aluno pedir desculpas, pois, mesmo sem intenção, humilhou-o frente aos colegas em seu primeiro dia de aula. A história singela, triste e profunda do relacionamento entre aluno e mestre é cenário para mostrar a ascensão do regime militar espanhol, e como a força militar mexeu com a moral e a ética da população, inclusive em relação a Don Gregorio, que fazia parte da resistência ao regime repressor.

A Voz do Coração (2004) - FRA, 96 min. Com Jacques Perrin. Um internato para meninos órfãos e "socialmente desajustados" é dirigido com mãos de ferro pelo inflexível Sr. Rachin, a quem os garotos temem, mas não respeitam. Quando o professor Clément Mathieu chega para dar aulas, encontra crianças e adolescentes hostis e difíceis de disciplinar, acostumados a combater os métodos repressivos do internato. Com sua formação musical, entretanto, Mathieu desenvolve um jeito criativo e eficiente de cativar os garotos. Contra a vontade do diretor Rachin, Mathieu forma um coral, revolucionando os métodos de ensino locais da época. O professor recupera sua veia musical e volta a compor, revela um grande talento que viria a se tornar um importante maestro, e muda para sempre a vida dos estudantes. Mas, infelizmente, nada disso acontece sem que professor e alunos tenham que enfrentar sérios obstáculos, e pagar um alto preço por sua ousadia...

Ana e o Rei (1999) - EUA, 147 min. Jodie Foster interpreta Anna Leonowens, professora inglesa que é chamada pelo rei do Sião para dar aulas a seus filhos sobre a cultura ocidental. Ela acaba se envolvendo nos assuntos do país e se apaixonando pelo monarca.

Ao Mestre com Carinho (1966) - EUA, 92 min. Sidney Poitier interpreta Mark Thackeray, um engenheiro desempregado que resolve dar aulas em Londres, no bairro operário de East End. Ele enfrenta alunos indisciplinados e desordeiros. Mas Thackeray, acostumado a hostilidades, assume o desafio tratando os alunos como jovens adultos que em breve estarão se sustentando sozinhos.

Coach Carter: Treino para a Vida (2005) - EUA/ALE, 136 min. Richmond, Califórnia, 1999. O dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter (Samuel L. Jackson), aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes e que fica em uma área pobre da cidade. Para surpresa de muitos ele impõe um rígido regime, em que os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. A resistência inicial dos jovens acaba e o time sob o comando de Carter vai se tornando imbatível. Quando o comportamento do time fica muito abaixo do desejável Carter descobre que muitos dos seus jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula. Assim Carter toma uma atitude que espanta o time, o colégio e a comunidade.

Mentes Perigosas (1995) - EUA, 99 min. Michele Pfeiffer interpretada Louanne Johnson, ex-soldado da Marinha que assume a vaga de professora em uma escola pública. Sua turma é formada por desajustados sociais, mas ela enfrenta o desafio, vence a resistência dos alunos e lhes mostra a importância da educação.

Mentes que Brilham (1991) - EUA, 199 min. Direção de Jodie Foster. Com Jodie Foster, Harry Connick Jr., Adam Hann-Byrd e Diane Wiest Fred Tate (Adam Hann-Byrd) tem 7 anos, inteligência muito acima da média e sérias dificuldades de relacionamento.Tímido e solitário, o menino se vê afastado do convívio social em parte por causa da superproteção que recebe da mãe, Dede (Jodie Foster). Ela é solteira, trabalha como garçonete e espera que o filho consiga levar uma vida normal. Depois de fracassar ao matriculá-lo em escolas comuns, Dede procura uma entidade especial para crianças superdotadas. Mas a diretora da instituição (Diane Wiest), temendo que Fred desperdice seu potencial com trivialidades, o inscreve na Odisséia da Mente, espécie de olimpíada para pequenos prodígios. Embora apresente um desempenho notável na competição, ele agrava sua condição psicológica. Mentes que Brilham discute, de forma delicada e convincente, o tratamento que se deve dispensar às crianças de QI muito alto.

Meu Mestre, Minha Vida (1989) - EUA, 109 min. Direção de Jhon G.Avidsen. Com Morgan Freeman, Beverly Todd, Robert Guillaume e Alan Northinte anos após sua demissão, um professor que virou atleta famoso (Morgan Freeman) retorna à escola onde deu as primeiras aulas com a missão de educar estudantes violentos e viciados em drogas. A trama de Meu Mestre, Minha Vida baseia-se na história real de Joe Clark, ex-ídolo do beisebol norte-americano.

Morangos Silvestres (1957) - SUE, 90 min. preto e branco. Direção de Ingmar Bergman. Com Victor Sjöström, Ingrid Thulin, Gunnar Björnstrand e Max Von Sydow A caminho da universidade onde lecionou, um professor aposentado (Victor Sjöström) viaja para receber um título honorífico.No trajeto, um pesadelo o faz recordar episódios de sua longa vida. Morangos Silvestres, contado em flashbacks, não é de fácil entendimento, mas vale a pena.

Mr. Holland –Adorável Professor (1995) - EUA, 140 min. Richard Dreyfuss interpreta Glen Holland, um compositor que aceita o emprego temporário de professor para pagar as contas, enquanto dedica suas horas livres a escrever a canção que o colocará na história.Contudo, conforme os anos passam, ele percebe que sua verdadeira vocação era mesmo passar aos outros a paixão pela música.

Música do Coração (1999) - EUA, 134 min. Meryl Streep interpreta Roberta Guaspari, uma violinista que nunca se profissionalizou por ter se dedicado unicamente à família. Quando o seu marido a abandona, ela decide seguir seu sonho e começa a dar aulas de violino para crianças pobres do East Harlem. Ao aprender a acreditar em si mesma, Roberta prova às crianças que são capazes de fazer qualquer coisa na vida.

O Caminho para Casa (1999) - CHI, 86 minutos. Direção: Zhang Yimou. Atrás da envolvente história de amor entre a camponesa Zhao Di e o professor Luo Changyu, o cineasta Zhang Yimou (Lanternas Vermelhas, Nenhum a Menos) enaltece a profissão de mestre e a sua importância para a comunidade. O narrador é o filho único do casal, Yusheng, que volta à pequena comunidade do interior da China quando recebe a notícia da morte de seu pai.Relembrando os contratempos que o casal passou até conseguir se casar, Yusheng revela também que é o responsável por uma das grandes frustrações de seu pai: ele queria que o filho também fosse professor para dar continuidade à sua obra.

O Clube do Imperador (2002) - EUA, 109 min. William Hundert (Kevin Kline)é um professor da St. Benedict's, uma escola preparatória para rapazes muito exclusiva que recebe como alunos a nata da sociedade americana. Lá Hundert dá lições de moral para serem aprendidas, através do estudo de filósofos gregos e romanos. Hundert está apaixonado por falar para os seus alunos que "o caráter de um homem é o seu destino" e se esforça para impressioná-los sobre a importância de uma atitude correta. Repentinamente algo perturba esta rotina com a chegada de Sedgewick Bell (Emile Hirsch), o filho de um influente senador. Sedgewick entra em choque com as posições de Hundert, que questiona a importância daquilo que é ensinado. Mas, apesar desta rebeldia, Hundert considera Sedgewick bem inteligente e acha que pode colocá-lo no caminho certo, chegando mesmo a colocá-lo na final do Senhor Julio Cesar, um concurso sobre Roma Antiga. Mas Sedgewick trai esta confiança arrumando um jeito de trapacear.

O Milagre de Anne Sullivan (1962) - EUA, 107 min. A incansável tarefa de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.

O Pescador de Ilusões (1999) - EUA, 127 min. DJ (Jeff Bridges) que conduz um programa de rádio começa a beber quando um ouvinte, depois de ouvir seus desaforos, executa sete pessoas. Até que um dia um vagabundo (Robin Williams) salva a sua vida e ele, para se reerguer, decide ajudá-lo. Robin Williams foi indicado ao Oscar de melhor ator e Mercedes Ruehl levou para casa a estatueta de coadjuvante. Mas é de Jeff Bridges o desempenho mais inspirado deste filme apaixonante do ex-Monty Python Terry Gilliam. Bridges atua na justa medida primeiro na arrogância, depois substituída pelo desespero de seu personagem, o ex-DJ Jack Lucas. Na sua fase de sucesso, Lucas conduz um programa de rádio em que detona seus ouvintes por telefone. Um dia, um de seus rejeitados sai de casa depois de ouvir seus desaforos, entra numa lanchonete e executa sete pessoas a bala. Destruído pela culpa, Lucas bebe sem parar. Um dia, é salvo de uma gangue por um vagabundo excêntrico (Williams). Nele e na sacudida namorada (Mercedes), o ex-radialista encontra um caminho para tornar-se uma pessoa legal. O melhor de tudo é que a história não é piegas, foge do discurso moralista e alivia a barra com deliciosos momentos de humor - especialmente no namoro desajeitado entre o vagabundo e uma moça travadíssima (Amanda Plummer).

O Preço do Desafio (1987) - EUA, 105 min. Direção de Ramon Menendez. Com Edward James Olmos, Lou Diamond Phillips, Andy Garcia, Rosana Soto. Jaime Escalante (Edward J. Olmos), imigrante boliviano, aplica psicologia e filosofia para despertar nos alunos de um colégio público norte-americano interesse pela Matemática. Inspirado em fatos reais.

O Sorriso de Monalisa (2003) - EUA, 125 min. Julia Roberts interpreta Katherine Watson, professora recém-contratada de um ultraconservador colégio para moças da década de 50. Aos poucos ela vai ganhando a confiança das alunas e, até mesmo, a liberdade de opinar sobre o marasmo da vida das moças, presas a um sistema onde a perspectiva concreta de um casamento vale mais do que seus sonhos.

Os Acorrentados (2005) - EUA, 115 min. Com D.L. Hughley, Jose Pablo Cantillo, Daniel Louis Rivas. Ben,um professor batalhador de 30 anos de idade,está desesperadamente tentando colocar sua vida em ordem a fim de reconquistar sua ex mulher.Após um período de muita luta e frustração,um velho amigo lhe consegue um emprego de professor na penitenciária Riker Island. Enquanto isso, Gabriel,um traficante de drogas de 17 anos, é preso e levado para a mesma prisão.Ben está tendo problemas de participação no seu programa de educação e recebe um ultimato de que ele precisa conseguir mais alunos ou o programa será cancelado.

Sociedade dos Poetas Mortos (1989) - EUA, 129 min. Robin Williams interpreta John Keating, um carismático professor de literatura que chega em 1959 à Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, onde revoluciona os métodos de ensino ao propor que seus alunos aprendam a pensar por si mesmos.

Uma mente brilhante (2002) - EUA, 134 min. Direção: Ron Howard.  Com Russel Crowe e Jennifer Connelly. O filme, baseado em fatos reais, conta a história do matemático americano John Forbes Nash Júnior, vencedor do Prêmio Nobel de 1994. Apesar da inteligência - que o permite, ainda na faculdade, revolucionar a teoria econômica de Adam Smith - Nash convive com a esquizofrenia, uma doença que faz com ele tenha alucinações e que o mantém longe do convívio social. Nash (interpretado por Russell Crowe, o mesmo de Gladiador) só consegue dar a volta por cima no final da vida, com o apoio da esposa (Jennifer Connelly).Uma emocionante história que mostra como a mente humana é, ainda, surpreendente e incompreensível.

Vem Dançar (2006) - EUA, 108 min. Pierre Dulaine (Antonio Banderas) é um dançarino de salão profissional, que se torna voluntário para dar aulas de dança em uma escola pública de Nova York. Pierre tenta apresentar seus métodos clássicos, mas logo enfrenta resistência dos alunos, mais interessados em hip hop. É quando deste confronto nasce um novo estilo de dança, mesclando os dois lados e tendo Pirre como mentor.