Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2011

BREVES COMENTÁRIOS DOS CURSISTAS ACERCA DOS CURSOS DESENVOLVIDOS EM 2011...

Queridas e queridos navegantes deste Barquinho de Papel que chegaram ao porto quando da finalização dos nossos cursos  de 2011... Esta feliz tripulação agradece a todos vocês pelos elevados índices de satisfação revelados pelas avaliações realizadas por vocês! Afinal, alcançarmos cerca de 75% de EXCELÊNCIA é, de fato, motivo para celebrações e para içarmos as velas com mais determinação e alegria para as viagens que empreenderemos em 2012! 
Já estamos com a embarcação pronta, parada no porto de partida, aguardando com a ansiedade típica de quem gosta imensamente de viajar, para darmos as boas vindas aos novos navegantes que singrarão conosco pelas águas da docência infantil!
Voilà!
Apresentamos aqui alguns comentários extraídos dos formulários de avaliação:


Módulo DESENVOLVIMENTO, AUTOESTIMA E INTERAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  •  (...) Seguramente, o meu melhor curso feito na EAPE até hoje. (Cursista, turma D, professora Miriam Dusi)
  • Excelente, pois foi maravilhosa essa troca de informações e experiências. (Cursista, turma E, professora Izabel Lopes)
  • Os estudos foram preparados e realizados com muita seriedade; o material preparado com textos profundos, o que contribuiu para enriquecimento profissional e subsídio para reflexões na comunidade escolar. A possibilidade semanal de troca de experiências entre os participantes também trouxe luzes à prática docente. (Cursista, turma C, professor Simão de Miranda)
  • A equipe da EI na EAPE (Miriam, Simão e Izabel) está de parabéns. O curso está rico e vai realmente ao encontro com as necessidades do professor de EI. (Cursista, turma D, professora Miriam Dusi)
  • A riqueza dos textos e as leituras desenvolvidas fomentam a busca por mais informações. (Cursista, turma B, professora Izabel Lopes)
  • Do começo ao fim um curso excelente! A dinâmica das aulas, o envolvimento da turma com os temas abordados e o conhecimento da professora formaram um trio perfeito. Teoria e prática aliadas em um curso são fundamentais para seu sucesso; exatamente o que vivenciei neste semestre. Refletir sobre a minha prática a partir de momentos tão valiosos serviram como recarga de energia para o 2º semestre. (Cursista, turma D, professora Miriam Dusi)
  • Foi o melhor curso que participei sobre Ed. Infantil nestes 20 anos de Secretaria (17 só na Ed. Infantil). Foram aulas dinâmicas, interessantes e muito bem conduzidas pelo nosso Mestre Simão de Miranda. Foram pontuados itens muito importantes em nossa prática pedagógica. É um curso extremamente enriquecedor que deveria ser realizado em uma carga horária maior para possibilitar uma maior aproveitamento dos cursistas. Gostaria de ressaltar a competência e ao carinho dos professores Simão, Miriam e Izabel na condução do curso, bem como na elaboração do material e dos recursos didáticos. Espero poder ter mais oportunidades de conviver com estes Educadores sensacionais, que deram uma injeção de ânimo a mais um minha vida profissional. (Cursista, turma C, professor Simão de Miranda)
  • O curso trouxe-me um diferencial de outros que cursei. Apresenta uma dinâmica rica, permitindo a troca de experiências e o enriquecimento da nossa prática. O material, um instrumento valioso para nosso trabalho. O blog, então, inovador, fantástico. (Cursista, turma A, professora Miriam Dusi)
  • Um ponto chave foi oi caráter científico. O curso contemplou teóricos importantes que ressaltaram no seu trabalho a riqueza da infância; outro ponto foi o incentivo à leitura através do material riquíssimo disponibilizado no blog do curso. (Cursista, turma B, professora Izabel Lopes)
  • Por meio do conhecimento adquirido nos cursos a minha prática pedagógica tem mudado completamente para melhor. (Cursista, turma D, professora Miriam Dusi)
  • Material de excelente qualidade, as reflexões realizadas foram se suma importância para consolidar a nossa prática pedagógica, especialmente no que se refere à afetividade e autoestima dos nossos alunos, que na faixa etária em que trabalhamos, avalio que é o mais importante. (Cursista, turma C, professor Simão de Miranda)
  • Ficou mais fácil enfocar os eixos curriculares da Educ. Infantil no nosso trabalho. Percebo a importância de realizar um trabalho focado a desenvolver a identidade e autonomia da criança, o movimento e a ludicidade em sala de aula, sem deixar de lado uma ação mais conjunta com a sociedade e a natureza. (Cursista, turma A, professora Miriam Dusi)
  • Gostaria de parabenizar você e sua equipe pelo carinho e, principalmente, pelo preparo metodológico adotado nas suas aulas. É com muito prazer que participo do curso e levo comigo muitas experiências e conhecimentos compartilhados com você. (Cursista, turma B, professora Izabel Lopes)
  •  Só houve aspectos positivos, pois o que vivenciei aqui na prática contribuiu para enriquecer minhas aulas. (Cursista, turma C, professor Simão de Miranda)
  • Os textos utilizados e a forma de abordá-los foram fundamentais para provocar reflexões acerca do trabalho desenvolvido. Isso fez com que o meu olhar reabrisse a práticas pouco produtivas e com que inevitavelmente essas práticas fossem mudando. Todo professor de educação infantil precisaria ler e refletir o material selecionado para esse curso. (Cursista, turma D, professora Miriam Dusi)
  • O curso me ajudou a reavaliar minha prática, pois já temos tanta segurança no que fazemos que acabamos por esquecer de pontos importantes, os quais foram aqui abordados. (Cursista, turma B, professora Izabel Lopes)
  • Estou adorando participar do curso, pois é muito rico em conteúdo e as colegas compartilham experiências muito agradáveis. Eu acho que todas as professoras de ensino infantil deveriam fazer esse curso. (Cursista, turma A, professora Miriam Dusi)    

Módulo MOVIMENTO, ARTE E LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Adquiri técnicas, atividades e sugestões para atuação em sala de aula. Gostei porque as aulas foram práticas e motivaram bastante. (Cursista, turma B)
  •  Minha prática docente foi atualizada. (...) Foi uma excelente redescoberta. (Cursista, turma A)
  • Os eixos foram trabalhados de forma bem prática e objetiva. Essa sistemática inovadora favoreceu o meu aperfeiçoamento de uma maneira mais direcionada para o dia-a-dia em sala de aula. (Cursista, turma B)
  • Tudo o que foi apresentado neste curso foi maravilhoso. Todos os profissionais demonstraram muito conhecimento e nos passaram com amor, entusiasmo que nos contagiaram. Me enriqueceram e com certeza colocarei em prática tantas atividades práticas que aprendi. (Cursista, turma A)
  • (...) Tivemos ótimos formadores e excelentes aulas que só vieram contribuir para uma melhor prática pedagógica na Educação Infantil. (Cursista, turma B)
  • O curso se deu de forma prática, sendo todas as aulas relacionadas ao Currículo de Educação Infantil. Os formadores estavam bem preparados (...). (Cursista, turma A)
  • Este foi um curso diferente de todos que já fiz. Muita prática, novidades, reflexões e trocas. Eu me animei bastante e toda vez que saía das aulas já estava cheia de ideias para praticar com os meus alunos. Parabéns a todos os formadores! (...) (Cursista, turma B).
  •  O impacto deste curso na minha prática docente foi maravilhoso. Em todos os eixos surgiram sugestões, reflexões e conceitos que contribuíram para aprimorar as atividades de maneira interessante e criativa. O que mais me encantou foi a paixão que todos os professores demonstraram durante o curso. Tenho intenção de fazer mestrado, após este curso fiquei muito mais entusiasmada. (Cursista, turma A)
  • Foi um curso que proporcionou a revisão de valores e práticas e que tirou das minhas costas a responsabilidade de alfabetizar. Entendo a necessidade de preparar a criança para a alfabetização. (Cursista, turma A)

Um comentário:

Telma Regina disse...

Estou levando "uns caldos" nas ondas da internet, mas tô conseguindo navegar nesse barquinho... As leituras sugeridas são muito interessantes, por isso sou persistente, afinal "navegar é preciso". Grande abraço, Telma Regina.